Sobre


O objetivo do Observatório Institucional Unicamp é produzir e analisar dados sobre a Unicamp, sobre a comunidade universitária e sobre a percepção da sociedade a respeito das atividades, dos serviços e do funcionamento da instituição em diferentes áreas.

Isso será feito por meio de uma série de pesquisas de opinião pública com docentes, estudantes e funcionários, para percebermos como a comunidade acadêmica avalia a vivência da universidade, suas condições de trabalho, políticas e serviços implementados pela Unicamp e qualidade dos espaços comunitários.

De modo mais específico, iremos:

  1. Construir séries temporais das percepções dos alunos, pesquisadores, professores e funcionários sobre aspectos do ensino, da pesquisa e da convivência, bem como de sua trajetória na universidade.
  2. Avaliar e monitorar a qualidade dos serviços prestados pela Administração Central.
  3. Avaliar as percepções da população sobre a Universidade.
  4. Elaborar relatórios e sumários executivos em que os dados são descritos e analisados.
  5. Disponibilizar os dados de forma fácil e transparente para a comunidade e para a sociedade.

Ao passo que a Unicamp está buscando a consolidação e automação de bases de dados para alimentar uma gestão centralizada dos dados, visando o data-supported decision making, a institucionalização do Observatório Institucional da Unicamp avança na estruturação de dados quanti-quali da/para a comunidade acadêmica e comunidade em geral.

O Observatório Institucional da Unicamp se alinha às práticas das melhores universidades do mundo ao compor um espaço institucional de captação, identificação e análise de dados e informações. Ele será responsável por aplicar pesquisas sistemáticas junto ao ambiente universitário e será um espaço de produção e análise de dados sobre a própria Universidade, a partir da percepção da comunidade universitária e da sociedade, em relação às atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência, ao convívio em ambiente plural e de respeito alinhado aos preceitos de direitos humanos, assim como àquelas relacionadas às atividades administrativas e aos serviços e funcionamento da instituição em diferentes áreas.

Essa prática institucional propiciará desvelar o ambiente universitário e subsidiar informações importante para a formulação de políticas no âmbito da Universidade e na relação com a comunidade e com a sociedade. Aliado a isso, buscará também apreender a percepção da sociedade em geral sobre o papel da universidade para a formação de recursos humanos, sobre o papel da ciência e da tecnologia e para a ampliação do bem-estar da população como um todo.

A aplicação da pesquisa e o tratamento dos dados obedecerão os requisitos da confidencialidade dos dados e da não identificação do respondente individual e ocorrerá dentro das normativas do Comitê de Ética e dos parâmetros colocados pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).